A competitividade do mercado impõe cada vez mais que as empresas criem laços de fidelidade com seus clientes, apontando para uma deficiência crescente: o Atendimento!
O atendimento online é um dos principais meios de comunicação com o cliente. Via chat, sites, blog e redes sociais a empresa pode esclarecer dúvidas, atender as necessidades ou mesmo apresentar novos produtos. Mas como a sua empresa trata esse setor?
Muitas empresas valorizam mais o uso de links patrocinados ou a página na web, mas esquecem que trocar experiências com seus consumidores e deixá-los satisfeitos é fundamental para estruturar e ampliar seu espaço no mercado virtual.
Vamos ver algumas dicas que podem ser aplicadas ou melhoradas por sua empresa.
É essencial que sua empresa disponibilize canais de atendimento variados, de fácil acesso e simplificada para o uso de todos os perfis de consumidores.
A melhor maneira de explicar algo é conhecer sobre o assunto, correto?
Aplicar treinamentos sobre as funcionalidades, permitir testes, e até disponibilizar o produto para uso, permite que o profissional do atendimento crie prática e conheça todas as nuances da empresa. Isso gera segurança na hora do atendimento e, consequentemente, explicações mais satisfatórias para o cliente.
É constrangedor quando o cliente precisa se comunicar com a empresa e o site está fora do ar ou o chat não conecta. É importante acompanhar a funcionalidade dos canais online, assim como manter o site organizado e com informações coerentes aos produtos/serviços.
Um fato que pode prejudicar a relação Empresa/Cliente é a falta de cordialidade no atendimento. Quando o cliente é bem recebido no chat e suas dúvidas são esclarecidas, as chances de efetivar a venda é muito maior.
Lembre-se: quando o cliente receber um atendimento excelente com qualidade e se sentir acolhido, irá retornar sempre que precisar algo do seu segmento e também irá indicar sua empresa para seus amigos e conhecidos.
Receber críticas e sugestões é fundamental para a aproximação do cliente. Então, escute o que seu público tem a dizer a seu respeito (bom ou ruim). Reconheça suas falhas e melhore sempre, o que for necessário. Saber o gosto, as necessidades e o perfil dos clientes é fundamental para manter-se atualizado no mercado, mas ter informações vindas diretamente do seu cliente é ainda mais importante.
Sempre que possível, realize uma pesquisa de satisfação do atendimento, dos seus produtos e serviços. É uma alternativa simples e acessível para saber como anda a imagem da sua empresa junto aos seus consumidores.
Geralmente o atendimento é dividido em duas etapas, uma para o cliente que vai comprar e outra para aquele que comprou. O tratamento deve ser excelente nas duas etapas, pois sem o cliente não há negocio. O pós-venda é essencial para criar um cliente fiel que indique seu site para outros consumidores.