O primeiro passo foi dado: você implementou todas as estratégias de marketing digital e atraiu um grande tráfego para seu e-commerce. Mas, quando tudo parecia ir bem, você percebeu que as vendas não foram efetivadas e os carrinhos de compra apareciam abandonados ao léu... O que pode estar errado?
Mesmo que você esteja um pouco assustado com o abandono de carrinhos na sua loja virtual, este fato é mais comum do que você pensa.
Um estudo do IBOPE e-commerce, de 2013, apontou que 83% dos consumidores de produtos de informática abandonam os carrinhos antes de efetivar a compra. O percentual é de 80% no setor de vestuário e calçados e de 76% em produtos para casa e decoração. O menor índice foi encontrado em lojas de papelaria e produtos para escritório, com 65%. Pesquisasmais recentes, divulgam a média de 68% para abandonos de carrinhos na metade do processo de compras.
Isto pode ser minimizado quando analisamos alguns indicadores e melhoramos o processo de compra dos nossos clientes. Veja algumas estratégias que podem ser aplicadas.
Capturar os dados de quem abandonou uma compra é fundamental para entrar em contato posteriormente e tentar identificar o motivo do abandono. Além disso, podendo entrar em contato com seu potencial consumidor, você poderá focar promoções e também descontos, incentivando-o a retornar a loja virtual.
Como fazê-lo? Insira um pop-up, ou direcione seu cliente para uma página de cadastro assim que ele clicar em "adicionar um produto ao carrinho", pedindo seu e-mail, ou solicitando a criação de um usuário e senha. Desta maneira, você obterá os dados dos consumidores e também poderá fazer uma análise do seu comportamento, antecipando suas ações e, consequentemente, o auxiliando nas dúvidas e no processo de compra.
Como você tem os dados dos potenciais clientes que abandonaram o carrinho, faça campanhas de nutrição de e-mail marketing, os incentivando a voltar para a sua loja virtual por meio de uma sequência de e-mails criativos e proativos.
Envie um lembrete sobre alguma compra incompleta, mostre que o produto que ele quis comprar ainda está disponível e com desconto, apresente novas opções de produtos complementares ou similares, ofereça ofertas semanais, ou envie alguma promoção ou código de desconto.
Intercale os e-mails promocionais com notícias e conteúdo relevante para cativar seu potencial cliente e ainda mantê-los atualizados sobre o seu segmento, mostrando que você é referência no tema.
Você já fez uma compra em seu e-commerce? Já verificou possíveis problemas e dificuldades como se fosse um cliente realizando uma primeira compra pela internet? Então, está na hora de realizar um teste e revisar o funcionamento da sua loja virtual.
Seu e-commerce precisa ser intuitivo para compra, com facilidade para navegar pelas categorias e produtos, e também rápido, pois o consumidor não tem mais paciência para ficar aguardando uma página abrir.
Pense na experiência do usuário. Oriente seus clientes em cada um dos processos, da escolha ao pagamento. Mostre que sua loja é segura e tem credibilidade. Deixe claro também as regras de trocas, devoluções ou problemas no pós-venda.
Se seus consumidores tiverem dificuldades para adicionar produtos aos seus carrinhos, ou se selecionarem itens que não se encontram no estoque, ficarão frustrados pelo tempo perdido em não conseguir comprar o que desejavam. Faça da sua loja virtual um espaço simples e organizado, tanto em informações, produtos quanto processos.
Além disso, crie um canal de comunicação rápido com seu cliente, como um chat de atendimento online em tempo real. Por mais que pareça irrelevante, ele pode ser fundamental na hora de fechar uma venda, esclarecendo dúvidas, guiando seu cliente, ou obtendo um feedback sobre a experiência dos consumidores no seu e-commerce.
Muitos consumidores costumam abandonar o carrinho quando o processo de compra é muito longo, complicado e parece inseguro. Então, escolha uma plataforma de e-commerce que ofereça segurança de dados, integração a diferentes meios de pagamento e que seja intuitiva e simples o suficiente para pessoas leigas realizarem compras sem entraves.
Além disso, durante o processo de pagamento, não gere distrações e guie o consumidor para completar o processo.
Outra forte razão para abandonar um processo de compra é encontrar melhores preços na concorrência, taxas extras ou fretes muito caros na hora de fechar a compra. Por isso, analise a concorrência, verifique o preço praticado, as estratégias promocionais, suas ofertas e frete. Você está competitivo?
Outro detalhe que precisa ser mostrado ao consumidor é que produtos similares podem ser diferentes. Se você oferece um produto com melhor qualidade e por isto seu preço é mais alto, você precisa comunicar isto ao seus clientes. Portanto, eduque-os para que saibam identificar o diferencial entre você e seus concorrentes. Deixe claro em sua loja - na descrição do produto, quais os benefícios e os seus pontos fortes de cada item.
Além disso, não se esqueça de deixar claro os custos de envio (tenha uma calculadora de fretes) e, quando possível, ofereça frete grátis ou bonifique compras grandes.
Estes parecem pequenos detalhes, mas reduzirão o abandono dos carrinhos e adicionarão vendas ao seu e-commerce.